Dinâmica Veicular

Aerodinâmica & Compositos

 
 

Setor da equipe EVolt Racing - UFRPE responsável pelos estudos de viabilidade e projetos aerodinâmicos da carenagem, asas e aerofólios do carro visando reduzir o arrasto do vento e a instabilidade aerodinâmica em baixas e altas velocidades para melhor performance. Trabalha, também, na pesquisa, análise e seleção de materiais inovadores, eficientes, leves e de menor custo para construção do banco, cockpit, chassi e carenagem do veículo, seguindo as exigências da competição Fórmula SAE.
O conjunto aerodinâmico da EVolt Racing - UFRPE possui o foco em dirigibilidade, ressaltando a distribuição da carga aerodinâmica em todo o conjunto do veículo monoposto e atendendo os limites geométricos exigidos pela FSAE. Já em compósitos, respeitando as propriedades químicas dos materiais, desenvolvemos através do CAD SolidWorks a modelagem do protótipo para que seja possível explorar todos os conceitos a fim de executar um projeto de carenagem competitivo, e também um banco esteticamente contido nos padrões da competição de veículo tipo fórmula, que cumpra as exigências de segurança, ergonômicas e consequentemente melhore a performance. 

Douglas da Silva Lins.jpg
26.png
Kleber Lucas.jpg

Douglas da Silva

Líder de Aerodinâmica e Compósitos

Kleber Lucas

Integrante de Aerodinâmica e Compósitos

Sebastião Pereira

Integrante de Aerodinâmica e Compósitos

Suspensão & Direção

 

Setor da equipe EVolt Racing - UFRPE focada no estudo e desenvolvimento do sistema de suspensão e direção do carro pautando-se na capacidade de absorção de impactos e atenuação de irregularidades do solo sob a dinâmica veicular. O desempenho de um carro não está atrelado somente à potência do motor, mas depende também de uma boa dinâmica veicular. É esse o papel da suspensão, a qual detém a capacidade de atenuar os desníveis e descontinuidades da pista de rolagem e manter o contato dos pneus com o solo, além de interligar as articulações direcionais com as rodas do veículo, transmitindo movimento aos pneus. Ao mesmo tempo, a suspensão deve ter a capacidade de absorver as forças geradas pelas irregularidades da pista de forma a minimizar a transmissão dessas forças para o chassi.

23.png

Deiverson Silva

 Líder de Suspensão

e Direção

Henrique_Carvalho.jpg

Henrique Carvalho

 Integrante de Suspensão

e Direção

24.png

Edson Wesley

 Integrante de Suspensão

e Direção

 Integrante de Suspensão

e Direção

Arilson Ferreira da Silva Junior.jpeg

Arilson Ferreira

 

Transmissão & Freios

Setor da equipe EVolt Racing - UFRPE responsável pelo desenvolvimento do sistema cujo objetivo é regular o torque transmitido pelo motor até às rodas por meio de uma relação pinhão acoplado no eixo do motor e de uma coroa acoplada no diferencial, para assim prover o movimento do veículo com a menor perda de energia possível, sendo também responsável pelo desenvolvimento do sistema de freios visando a dirigibilidade do carro e sua segurança em situações de risco para o piloto, seguindo as exigências de utilização de um sistema de frenagem dupla para competição Fórmula SAE.
O sistema de transmissão veicular é fundamental para promover a transferência da energia disponibilizada pelo motor para as rodas e desse modo prover o movimento do carro. Também tendo a função de regular a transmissão dessa energia em momentos de frenagem e aceleração do veículo. O sistema de frenagem é um dos componentes mais importantes e essenciais para o seu funcionamento seguro e eficaz, funcionando como um mecanismo nas quatro rodas de retardamento ou paralisação total do movimento gerado pela força aplicada pelo sistema de tração do veículo. 

20.png

Pedro Henrique

Líder de Transmissão

e Freios

João_Victor_Cardoso.jpg

João Victor

Integrante de Transmissão

e Freios

Carlos Eduardo Nogueira.jpg

Carlos Eduardo

Integrante de Transmissão

e Freios

Estruturas

Setor da equipe EVolt Racing - UFRPE que atua no projeto completo do chassi do carro e do atenuador de impacto. O chassi é uma das partes mais importantes da estrutura do veículo, mantém o carro estabilizado e é a plataforma sobre qual todo o veículo é montado acoplando assoalho, lataria, carroceria e componentes dos sistemas motriz, suspensão, freios, baterias, e transmissão. Influencia diretamente na segurança do piloto, dando forma e sustentação ao automóvel, possibilitando o desenvolvimento de diferentes projetos aerodinâmicos, já o atenuador é um componente rígido projetado para absorver um possível impacto ou colisão frontal do veículo.
Ademais, em caso de colisão o chassi tem a função de absorver impactos, protegendo o motorista do veículo. Nós da EVolt Racing - UFRPE, utilizamos o chassi do tipo tubular, seguindo as normas vigentes no regulamento do FSAE sobre utilização e tratamento do aço, assim como suas medidas e triangulações. Além disso, esse formato de geometria proporciona uma grande versatilidade na escolha de equipamentos e materiais, além de ser leve e ter uma boa rigidez torcional. 

 
Emanuel Beril.jpg

Emanuel Beril

 Integrante de Estruturas

27.png

Felipe Cavalcanti

 Líder deEstruturas

 Camilla Suellen.JPG

Camilla Suelen

 Integrante de Estruturas

Lucas Victor SIlva.jfif

Lucas Victor

 Integrante de Estruturas

Luca Andrade.jpeg

Luca Andrade

 Integrante de Estruturas